domingo, 29 de junho de 2008

Bolsa de costura ou porta-trecos


Essa bolsinha é bem simples de fazer. Vou tentar explicar... É preciso fazer dois círculos de tecidos (duplos) de 37 cm e 24 cm. De preferência de cores contrastantes, como mostra a figura do alto. Costure os círculos de tamanhos iguais por seus lados avessos. Em um dos lados, faça um furo para desvirá-lo... Em seguida, centralize os círculos de forma que o menor fique para dentro e os lados furados também! Como se vê na foto acima. Então, faça costuras no círculo menor, como se fossem pedaços de pizzas. Para se guiar na hora de costurar, vc pode fazer riscos com aquelas canetas que depois desaparecem ou fazer vincos com o ferro! Assim, vc ficará com oito bolsinhos.... Para fechar a bolsinha, faça duas costuras paralelas a uns 2 cm da borda do círculo grande. Depois, faça um furinho e passe um barbante. Está pronta sua bolsinha.. Se for uma bolsinha de costura, faça um fuxicão de 17 cm, encha de plumante e aplique no centro do círculo menor... É uma adorável presente e muito útil também! Espero ter sido didática, já que não tenho as fotos do passo-a-passo....

segunda-feira, 23 de junho de 2008

colchas de bebê


Quando resolvi me aventurar em peças mais "desafiadoras" do que jogos americanos e encarar superfícies maiores, a primeira "ousadia" foram as colchas para berços de bebê. Optei pelos modelos com quadros, alternando blocos de um único tecido com outros com aplicação. A dos esquilos, por exemplo, fiz com vários panos azuis (poás, xadrez, lisos) e blocos de tecido branco com um esquilo aplicado com termocolante e acabamento com caseado miudinho. A dos bichinhos foi diferente: a partir de um tecido com coloridas estampas de animais variados, recortei quadros só com imagens dos bichos e apliquei sobre os quadrados brancos. Para intercalar, blocos (20 x 20 cm) de xadrez com cores vivas. Nas duas, coloquei manta acrílica e prendi as camadas com nozinhos de futon.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Protetor do Bedô


Quando a Simone ainda estava grávida, começamos a bordar o protetor de berço do Bernardo, o Bedô (esse rapazinho lindo aí em cima que agora já tem dois anos...). Os pedacinhos de tecido com foram rodando de mão em mão... A Rose ficou responsável por finalizar tudo com patchwork.. E, claro, ficou lindo!!!
Agora a Simone está com um novo projeto para as ariadnes, mas esse eu conto depois... Já que ainda está sendo definido (rs)

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Guimarães pelas linhas do Teia de Aranha



A edição deste mês da revista "Casa Claudia" traz uma reportagem sobre o grupo Teias de Aranha, do qual a ariadne Rioco faz parte. É uma bela matéria, que mostra o trabalho incrível que elas fazem bordando Guimarães Rosa. As fotos conseguem ser fiéis ao incrível trabalho. Vale a leitura. Uma das fotinhos é um pedaço do painel que as Ariadnes fizeram a partir da leitura de "Miguilim"...

domingo, 15 de junho de 2008

Bolsa para bebê






Fiz essa bolsa quando minha prima estava grávida... Estava aprendendo a fazer patchwork e usei técnicas bem simples... Na frente fiz um cata-vento e atrás comecei com um quadradinho e fui costurando tiras (log cabim). A bolsa ficou com 35 cm x 35 cm. Embaixo fiz uma base de 15 cm, assim como nas laterais. Misturei dois tipos de bolas grandes, que adoro! Também coloquei manta para dar mais firmeza à bolsa e coloquei o forro. Prendi as três partes com esse quilt, que achei que deu um charme a mais à peça... Tudo bem simples...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Concurso de Releitura de Obras de Arte

Pode parecer loucura, mas é possível reproduzir uma obra de arte todinha em tecidos. Fazer isso exige um trabalho imenso, muita dedicação e técnica apurada, mas tem gente que consegue!
Um concurso realizado este ano premiou alguns trabalhos, que realmente ficaram incríveis. Mas as outras obras que concorreram também estavam lindas! Dá para ter uma idéia no link http://www.patcheafins.com.br/main.php?core=releitura&pag=3

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Programação da 6a Semana Senac de Patchwork

Já está no site do Senac a lista de cursos e oficinas oferecidos no evento deste ano, que vai acontecer entre 2 e 5 de julho, na unidade Fáustulo. Tem muita coisa boa!

O link para a página com a programação é

http://www.sp.senac.br/jsp/search.jsp?newsID=DYNAMIC%2Coracle.br.dataservers.SearchDataServer%2CvalidSearch&template=477.dwt&context=A&keywords=patchwork&testeira=453

sábado, 7 de junho de 2008

Dica quentíssima!!


Meninas, eu pedi e alguém lá no céu me ouviu!!!

Vocês conhecem esse livro? É uma maravilha para quem quer se aventurar no mundo das agulhas, linhas e panos. Simplesmente tem TUDO sobre costura, da escolha dos materiais ao modo de posicionar a máquina, de como fazer uma almofada ao tipo de iluminação mais indicada para um ambiente onde se trabalha com tanta precisão. Mas esta verdadeira Bíblia está esgotada e, para conseguir um exemplar, a sortuda tinha de ser muito abençoada e encontrar um volume em algum sebo (tentei, mas é loteria) ou herdar da vovó. Até a edição portuguesa, que dava para comprar pela internet se houvesse disposição para pagar em euros, está sumida das prateleiras.

Mas descobri que a magnífica obra está à disposição para download gratuito na internet (http://www.4shared.com/dir/5979290/7444a851/). É um arquivo enorme, pois a versão impressa tem cerca de 300 páginas e muitas ilustrações, mas vale a pena. Por causa do tamanho os arquivos estão compactados num formato "rar", mas é fácil abrir: basta usar o programa winrar, disponível gratuitamente no site baixaki (http://baixaki.ig.com.br/site/detail2657.htm). Gente, é uma preciosidade!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Reciclagem bacana

Essas duas toalhas de mesa foram criadas a partir de um monte de tiras de chita que usamos para fazer a decoração do aniversário de 3 anos do Luís (as tiras foram amarradas em dois bambolês, formando dois circos - tema da festa). Misturei com outras sobras do meu baú de retalhos, algumas tiras de fustão, outros de algodão ou de piquê, coloquei um forro básico e fiz o acabamento com viés. Várias foram dadas de presente!

Encontro rural

Cortina da Simone sendo bordada pelas ariadnes no econtro que rolou no ano passado, no sítio dos pais da Tite... Dia de diversão e bordados, quem quer mais? Simone disse que assim que conseguir vai colocar a cortina pronta aqui! Vamos esperar...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Novo projeto

A idéia agora é começar uma nova colcha. Ela terá quadrados de 23,5 cm com corações aplicados e quadrados na mesma medida, com paths de 7,5 cm. Ou seja: nove quadradinhos formarão um quadrado maior.... Só não decidi ainda em que tipo de tecido aplicarei os corações. Como vou começar o trabalho pelos quadrados coloridos _escolhi 27 cores entre florais miúdos e poás_, vou deixar para decidir depois. Também não sei ainda se uma cor vai prevalecer nos corações ou se repetirei as 27 estampas... Uma coisa de cada vez, não é mesmo? Mas, se alguém tiver alguma sugestão... vá para os comentários! Clique no projetinho _esse rascunho em folha de caderno (rs)_ para ter uma idéia melhor do que estou falando. A medida que eu começar a montar vou mostrando! Estou pensando em uma maneira de agilizar o trabalho com esses blocos de quadrados pequenos... Vou colocar tudo aqui!


ps.: o projeto ainda traz 25 cores, mas aumentei para 27 _assim, terei cerca de 16 quadradinhos de cada cor! Além disso, o projeto diz que os quadrados têm 22,5 cm.. O correto é 23,5 cm x 10 (quantidade de blocos) = 235 cm ou 2,35 m (essa será a largura e comprimento da colcha, sem borda, que só vou decidir como será quando finalizar o trabalho). Esta é uma obra aberta!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Palestra no Senac

O Senac Lapa Faustolo realiza na quinta, dia 5, às 19h30, uma palestra sobre acessórios de moda. Interessa principalmente quem trabalha com bijuterias. A palestrante é a Beth Salles, que tem um marca de design de bijuterias. A entrada é um 1 kg de alimento não-perecível.

Senac Lapa Faustolo: r. Faustolo, 1.347, Lapa, tel. (0/xx/11) 2185-9800

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Finalmente, a colcha!!!



Já estava anunciado, mas a colcha com as sianinhas azuis ficou uma lindeza! Os quadros brancos são de tecidos diferentes (fustão, piquê, tecido favo miúdo e grande), pois eu queria ver o resultado dessa combinação de texturas. Em cada um, apliquei e bordei flores de fuxico, de crochê e até umas de tecido, feitas com umas ténicas de origami. A pior experiência foi com o fustão, que é elegante mas difícil de lidar. Ao lado de cada quadrado branco bordado inseri um bloco de 4 quadrados coloridos e vivos. Quando íamos colocar o forro, achei que faltava algo e aí veio a idéia de aplicar a sianinha (primeiro a Cleide achou que era delírio, mas depois concordou que ficava melhor). Como a colcha já estava inteira montada, com borda e tudo, foi trabalhoso passar tanto pano pela máquina de costura, mas dessa maneira foi possível evitar muitas emendas. Todo o processo foi fotografado e está à disposição!

domingo, 1 de junho de 2008

Comprinhas on-line

O Elo 7 é um site que junta vários artesãos para mostrar e vender o seu trabalho. Nunca comprei nada deles para ver se funciona, mas achei a idéia muito interessantes. Eles também têm o passo-a-passo de algumas peças. Vale dar uma olhada...

http://www.elo7.com.br/index.do

Encontro no domingão




Hoje foi uma manhã de linhas e prosas na casa da Rose. As ariadnes se encontraram para tocar a colcha da Érika e colocar a conversa em dia.. Foram quase seis meses sem um encontro! Mas o bom é que pode passar o tempo que for, que a gente percebe que o bacana do bordado realmente é a possibilidade desses encontros... Essas aí em cima são Cris, Érika e Simone bordando... cada quadro uma história, e cada um deles com sua beleza!!!!!! Tite, Edmara, Rioco e Miruna, sentimos a falta de vocês! Mas tenham certeza de que foram lembradas nas conversas e nos bordados....